Starfield: Por que a Tela de Início está Dividindo a Comunidade de Jogadores?

Danilo Medeiros

 Bem, bem, bem... O universo dos games está prestes a ser sacudido por uma avalanche interestelar, com Starfield da Bethesda chegando em apenas duas semanas! Mas espere aí... o que é isso? No meio da contagem regressiva, uma polêmica surge do nada, centrada naquilo que muitos considerariam um mero detalhe: a tela de início vazada de Starfield. E quem diria, o ex-desenvolvedor de jogos Mark Kern decidiu chutar o balde e soltar suas opiniões sobre essa tela, ou melhor, um pedacinho de tela. Aí, caiu na web e pronto: o caos foi instaurado. Kern achou que a coisa tinha sido feita às pressas, sem amor. E o que aconteceu em seguida? A internet explodiu. Como quem não quer nada, uma enxurrada de opiniões inundou a rede, dividindo os jogadores em defensores da tela minimalista e os "haters" da tela mais tranquila que seu gato tirando um cochilo.



O Porquê do "Mimimi" Online?


Vamos ser sinceros aqui, o que não falta na internet é gente que surta por qualquer coisa. E a razão é... porque eles podem! Olha, não tô dizendo que sou um especialista em psicologia internética, mas aparentemente o pessoal quer que toda tela de início seja uma festa extravagante, com fogos de artifício e confetes virtuais. Mas, pera lá, alguém me diz desde quando que uma tela de início precisa ser um espetáculo de fogos digno de ano novo?


O Poder da Simplicidade em Grandes Jogos


Ah, mas deixa eu te contar uma coisa: tem muito jogo top por aí com telas de início tão simples quanto fazer um miojo. Tipo, saca só, Final Fantasy VII, um dos queridinhos da galera, começa com uma tela preta e uma espada espetada no chão, só isso. The Witcher 3? O Geralt só tá lá, sentado num canto sombrio perto de uma casa meio suspeita. E que tal Skyrim? Tela preta com um símbolo no meio. Meu camarada, esses jogos tão na lista dos mais amados da história. Agora, é verdade que uns jogos têm telas de início maneirinhas, mas aí não é garantia de que o jogo vai ser brilhante, saca? Um exemplo disso é Gotham Knights, a tela de início é quase uma obra de arte, mas o jogo... hmmm, nem tanto.




A Famosa Conexão com a Internet e o "Bafafá"


E aí, do nada, surge essa polêmica toda na internet, tudo por causa do comentário sarcástico de um ex-desenvolvedor. Olha, é uma moda atual, os caras adoram criticar os jogos que fizeram sucesso estrondoso. A pegadinha é que muitas vezes isso só faz esses caras ficarem parecendo uns ressentidos tentando pegar carona na onda alheia.


Defendendo a Tela de Início de Starfield


Pois é, camaradas, não me levem a mal, mas eu tô no time que curtiu pacas a tela de início de Starfield. Olha, deixa eu te dizer, eu nunca parei pra pensar muito em telas de início, é igual escolher a cor preferida do M&M (amarelo, aliás). Mas, beleza, o lance é que a Bethesda mandou bem dessa vez. O espaço é um negócio escuro, misterioso e grandioso, mas também dá um medinho, né? E como diabos eles iam transmitir isso numa tela de início? A resposta: mostrando metade de um planeta com o solzinho aparecendo de fininho no horizonte. Isso sim é uma sacada que fala muito sem dizer quase nada!


O Segredo das Telas de Início nos Jogos


Sacou uma coisa? A Bethesda soltou uns jogos com telas de início mais chamativas ultimamente, como Redfall. Pô, aquela tela inicial é show de bola, dá uma vibe sinistra e já te joga no clima do jogo. O único porém é que a empolgação da tela não necessariamente se traduz no jogo em si. Tipo, Redfall é massa, mas não tem aquela vibe de assombração que a tela de início deixa no ar. Então, fica ligado, meu chapa, a tela de início não é a senha mágica que revela tudo sobre o jogo.


Preparados para o Estrondo Cósmico de Starfield?


Meu camarada, Starfield tá chegando com uma carga pesadona de expectativas nas costas da Bethesda. Imagina só, é a primeira nova série da galera em mais de duas décadas! E o Todd Howard, o chefão da parada, já falou que esse é o jogo dos sonhos dele. Os caras ralaram por sete anos nessa belezura, é tipo o tempo que leva pra sua avó fazer aquele bolo de chocolate incrível. E o que temos até agora? Um misto de pancadaria espacial, histórias da galáxia e exploração que tá parecendo muito promissor. Saca só, tudo indica que esse jogo vai brigar pelo título de Jogo do Ano.


Já anota na agenda: 6 de setembro é a data, e Starfield vai aterrissar pra PC e Xbox Series X/S. Então, relaxa, pega a pipoca e prepara o controle, porque essa viagem intergaláctica promete ser uma daquelas que a gente não esquece tão cedo. E, pelo amor dos pixels, deixa a tela de início em paz e bora explorar esse universo!

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários