Hugh Jackman finalmente usará o icônico terno Wolverine amarelo e azul dos quadrinhos em Deadpool 3. O que parecia uma implausibilidade por duas décadas se tornou mainstream e popular. As pessoas decidiram coletivamente que, sim, queremos o elastano amarelo. Os filmes percorreram um longo caminho desde o início dos trajes de super-heróis, evoluindo através dos tempos. Saiba mais sobre como os cineastas se adaptaram do modelo Superman e como X-Men e o MCU mudaram tudo isso, levando Jackman finalmente a usar o traje que tornou Wolverine conhecido.
As origens dos trajes de super-heróis
A ideia de figurinos de super-heróis nunca foi sobre praticidade. Quando Jerry Siegel e o artista Joe Shuster criaram o Superman em 1938, o objetivo era criar um personagem que se destacasse, usando as cores mais brilhantes disponíveis nas impressoras. Superman era o homem impossível, então seu traje era impossível. A cueca externa e a capa acabam se tornando sinônimo de super-heróis.
Como a preocupação era como os trajes de super-heróis ficariam nas páginas, não se pensou muito em como seriam os trajes em live-action. Foi só quando George Reeves vestiu o traje nos curtas live-action do Superman dos anos 50 que o público teve um gostinho de como seria um traje de super-herói na vida real. O traje do Superman parecia um spandex costurado feito de roupas leves, como lã ou algodão.
Foi um estilo de roupa que o programa de televisão Batman de Adam West adotou. West não usava armaduras ou roupas acolchoadas como os heróis usam hoje. Em vez disso, ele usava spandex simples, com suas botas e cintos feitos de couro.
Quando Christopher Reeves vestiu o icônico S para o Superman de 1978, os trajes de super-heróis não haviam evoluído muito. Reeves usava um terno de spandex composto principalmente de material de nylon azul.
Tim Burton torna traje de super-herói do Batman mais prático
Os super-heróis live-action seguiriam, mais ou menos, o mesmo modelo estabelecido por George Reeves até Batman de Tim Burton em 1989. A abordagem gótica de Burton ao Batman e ao mito de Gotham tinha uma atmosfera surrealista sombria – muito longe do acampamento da série do Batman dos anos 60.
Em vez de usar spandex como West, Michael Keaton usava couro e armadura. Embora o movimento de Keaton no traje fosse limitado, estava claro para o público que o traje era para protegê-lo.
Deu ao público a ilusão de que o traje servia a propósitos práticos. Quando as pessoas acreditam que algo é mais prático, elas levam a premissa mais a sério.
A partir daí, os figurinos de super-heróis seguiram uma direção mais sombria. Filmes baseados ou inspirados em heróis pulp como A Sombra e Darkman penderam para uma estética mais sombria. Dick Tracy, de Warren Beatty, misturou figurinos coloridos com sombras pesadas, criando uma sensação de quadrinhos para o filme.
Blade e X-Men mudam tudo sobre trajes de super-heróis
O primeiro filme de Blade mudou tudo sobre a perspectiva das pessoas sobre os super-heróis. Ele não era um personagem exagerado com elastanos coloridos. Ele era um herói sério que usava couro preto.
O traje de couro do primeiro Blade foi um sucesso instantâneo, rapidamente se tornando o visual definitivo do personagem e estabelecendo um novo precedente para aparições de super-heróis. Blade representa o herói moderno dos dias modernos, o que significa que o spandex estava fora.
O visual todo em couro acabou sendo adotado no primeiro filme dos X-Men, em 2000. X-Men propositalmente evitou compartilhar semelhanças com suas origens nos quadrinhos, até mesmo tendo um diálogo zombando abertamente de como os trajes de spandex eram ridículos. X-Men foi um filme sério para um público sério, focando em temas sobre preconceito, racismo e aceitação.
Embora o couro quase sempre tenha sido parte de um traje de super-herói, as roupas de couro completo de Blade e X-Men fizeram do couro o material padrão para roupas de super-heróis live-action.
O MCU e o traje de super-herói moderno
Os figurinos de super-heróis não voltaram ao spandex de lã e nylon das interpretações clássicas, adotando totalmente o visual coriáceo. Mesmo que o terno não seja de couro, ele é feito de material que se parece com ele.
Enquanto personagens como Homem de Ferro e Máquina de Guerra usavam armaduras de ferro, outros heróis usavam trajes mais simples. Capitão América, Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Homem-Formiga e vários outros heróis do MCU usaram trajes que têm a aparência de couro.
Relacionado:
Deadpool 3: O traje do Wolverine é o mesmo de O Wolverine de 2013?
Embora o couro ainda seja o material preferido para trajes de super-heróis, os trajes de heróis live-action se tornaram cada vez mais precisos. O medo dos cineastas na época era que o público não aceitasse figurinos coloridos e levasse a premissa a sério. No entanto, como os super-heróis se tornaram tão populares, o público aprendeu a aceitar os super-heróis pelo que eles são, com os fãs agora exigindo que eles usem trajes que combinem com suas versões em quadrinhos.
Se os cinéfilos podem suspender a descrença a ponto de aceitar que um guaxinim falante pode existir em Guardiões da Galáxia, eles certamente podem aceitar Wolverine usando um terno amarelo brilhante em Deadpool 3. O público moderno não apenas aceita essa mudança, mas a exige, já que a emoção de ver Wolverine vestindo sua roupa de quadrinhos trouxe muita euforia aos fãs do personagem.