Palworld Gera polêmica e é compartilhado como"Pokemon com Armas"

Danilo Medeiros


O Palworld instantaneamente explodiu em popularidade após o seu lançamento em acesso antecipado. Amplamente descrito como "Pokémon com armas", o jogo de vídeo supostamente vendeu 5 milhões de cópias em apenas três dias e ultrapassou 1,5 milhão de jogadores simultâneos no Steam, alcançando o terceiro lugar para a maioria dos jogadores simultâneos de todos os tempos.


Infelizmente, a ascensão meteórica do Palworld não ocorreu sem controvérsias, e nem todas elas dizem respeito à premissa do jogo de Pokémon dublês empunhando espingardas. O sucesso avassalador do Palworld tem sido ofuscado por acusações de roubo de arte e plágio, que dominaram a conversa sobre o jogo desde o seu lançamento em 18 de janeiro.


O que é o Palworld?

O Palworld é Pokémon com armas. Isso é tudo. Esse é o jogo.


Criado pelo desenvolvedor japonês Pocket Pair, o Palworld é um jogo de sobrevivência em mundo aberto no qual os jogadores coletam recursos, constroem bases, gerenciam sua fome e lutam contra inimigos - todas preocupações comuns do gênero.


No entanto, uma característica única catapultou o Palworld para a atenção da internet: os Pals, as criaturas fofas e inconfundivelmente parecidas com Pokémon que o jogo permite recrutar. Os jogadores podem lutar contra esses não-Pokémon para enfraquecê-los e capturá-los usando "Pal Spheres", com mais de 100 criaturas para colecionar. Eles podem então ser utilizados para uma infinidade de propósitos úteis, como montarias, em batalha e para ajudar em várias tarefas.


Além disso, você pode dar armas aos seus Pals.


Os elementos de sobrevivência do Palworld já fazem muito para diferenciá-lo até mesmo dos jogos de mundo aberto do Pokémon, como Scarlet e Violet. Segundo relatos, você pode até mesmo comer seus Pals, uma opção que é amplamente deixada de lado no mundo de Pokémon. Mas o que realmente chamou a atenção dos jogadores é a inclusão entusiasmada de armas com aparência surpreendentemente realista no Palworld - armas que você provavelmente não esperaria em um jogo de Pokémon sancionado pela Nintendo.


Para deixar claro, o Palworld não é um jogo de Pokémon e não tem afiliação com a Nintendo. A Pocket Pair afirmou que o Palworld é mais fortemente inspirado no jogo de sobrevivência Ark: Survival Evolved de 2015 do que em Pokémon, e que eles na verdade tentaram diferenciá-lo deste último. Ainda assim, é praticamente impossível não ver as similaridades.


Qual é a controvérsia em torno do Palworld?

O Palworld já recebeu reações mistas quando foi revelado pela primeira vez em 2021. Embora alguns jogadores tenham ficado empolgados com a bobagem de ter temas inesperadamente maduros em um jogo parecido com Pokémon, outros expressaram desaprovação pela combinação de violência armada e imagens aparentemente voltadas para crianças no Palworld. As claras similaridades do Palworld com Pokémon e os aparentes temas de crueldade animal também fizeram com que vários jogadores acreditassem que o trailer era uma piada ou interpretassem como uma tentativa imatura de ser transgressor.


Essas preocupações não desapareceram agora que os jogadores podem explorar o Palworld por si mesmos. Na verdade, o lançamento em acesso antecipado do Palworld trouxe essas controvérsias de volta à tona, juntamente com outros problemas.


Acusações de plágio de Pokémon

Os jogadores acusaram a Pocket Pair de plagiar abertamente Pokémon, recorrendo às redes sociais para destacar as numerosas semelhanças nos designs de suas criaturas. Muitos dos Pals do Palworld se assemelham de forma impressionante a vários Pokémon, compartilhando características, coloração e estrutura semelhantes.


Isso por si só já seria o suficiente para fazer os fãs de Pokémon começarem a fazerperguntas. Embora a Pocket Pair afirme ter se inspirado na série de RPG Dragon Quest, ao comparar os Pals e os Pokémon lado a lado, é razoável se perguntar se o Palworld também foi influenciado por seus predecessores mais famosos de monstros de bolso.


No entanto, essas similaridades não são necessariamente maliciosas à primeira vista. O que parece ser muito mais incriminador são os modelos do Palworld.


O usuário X do Twitter comparou diretamente os ativos do Palworld com os de Pokémon e concluiu que muitos dos modelos tridimensionais do primeiro foram retirados do último e apenas modificados ou editados. Vários desenvolvedores de jogos concordaram com a avaliação de X ao verem as comparações, afirmando que os modelos são muito parecidos para ser uma coincidência.


"É praticamente impossível 'acidentalmente' criar um modelo mesh complexo com proporções tão precisas", escreveu o designer de jogos Eric Covington no Twitter. "Repetir essa improbabilidade em todo o elenco... não passa no teste."


"Não tenho problema com eles copiando de forma geral a vibe de design do Pokémon por razões de paródia", postou o artista conceitual RJ Palmer. "É apenas quando eles estão realmente usando os modelos roubados que fica meio estranho."


A The Pokémon Company está ciente do Palworld e emitiu um comunicado declarando que a empresa está investigando "o jogo de outra empresa" e que irá "lidar com qualquer ato que viole os direitos de propriedade intelectual". A Nintendo está ciente do Palworld, mas ainda não emitiu nenhuma resposta oficial - embora a empresa tenha supostamente emitido uma notificação de remoção DMCA para um mod de Pokémon do Palworld.


A Mashable entrou em contato com a Pocket Pair com perguntas sobre a arte, e iremos atualizar este artigo se recebermos uma resposta.


Acusações de uso de arte por IA

A Pocket Pair também foi acusada de usar inteligência artificial (IA) para criar seus Pals, embora as evidências que sustentam essa acusação sejam em grande parte circunstanciais.


As suspeitas surgiram não apenas devido às semelhanças entre os Pals e os Pokémon, mas também por causa da apreciação pública do CEO da Pocket Pair, Takuro Mizobe, pela IA. Críticos ressurgiram várias postagens antigas de Mizobe no Twitter em que ele aparentemente admirava Pokémon falsos gerados por IA e expressava entusiasmo pelo desenvolvimento futuro de jogos usando tecnologia generativa de IA.


A Pocket Pair também usou IA em seus jogos anteriores, tornando-a o tema principal de seu jogo de festa AI: Art Imposter. Lançado em acesso antecipado em 2022, o AI: Art Imposter é transparente sobre o uso de IA, exigindo que os jogadores gerem suas próprias imagens. Mesmo assim, isso demonstra que o desenvolvedor não se opõe a usar essa tecnologia em seus jogos.


Nada disso é uma prova concreta, e ainda há espaço suficiente para dúvidas quando se trata do potencial uso de IA no Palworld. Embora a IA generativa exista há vários anos, ela era significativamente menos comum ou amplamente usada quando o primeiro trailer do Palworld foi revelado há três anos.


A situação em torno das acusações de plágio e uso de IA pode levar a ações legais contra a Pocket Pair, o que poderia potencialmente forçar o fechamento completo do Palworld.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários