Banishers: Ghosts of New Eden - Saiba Tudo antes de Comprar Este Jogo!
Neste Artigo vamos falar sobre "Banishers: Ghosts of New Eden". Este jogo é da Dontnod, a equipe por trás de "Life is Strange", "Remember Me" e "Vampyr". Ao longo dos anos, eles têm criado uma variedade interessante de jogos, e eu pessoalmente gostei muito do que fizeram com "Vampyr".
"Banishers" foi desenvolvido pelos criadores como uma espécie de sequência daquele jogo, continuando algumas das ideias e seguindo uma linha semelhante. É por isso que tenho acompanhado este lançamento de perto. Vamos mergulhar e falar sobre esta aventura.
Jogabilidade
Estou um pouco indeciso em relação ao jogo, mas há alguns conceitos realmente interessantes aqui. Se você gosta desse tipo de jogo, continue lendo. Jogamos uma cópia de análise e esta filmagem foi capturada no PS5. Ela não contém spoilers, pois usamos principalmente as primeiras horas do jogo para evitar estragar a história.
No jogo, você é um "banisher" (banidor). Na verdade, são dois banidores: Red McCrae e Anya Duarte. Eles são como caçadores de fantasmas em um mundo onde fantasmas existem. Eles aparecem após a morte das pessoas e, às vezes, ficam presos. Alguém precisa se livrar deles, caso contrário, os fantasmas ficarão por perto e os vivos nunca poderão superar a perda. Além disso, os fantasmas se alimentam da força vital dos vivos, então os banidores são uma espécie de "bruxos fantasmas". Eles chegam a uma cidade, resolvem um mistério sobre um fantasma que está assombrando alguém e então o banem.
Infelizmente, Anya é morta, o que significa que você joga como Red acompanhado pelo fantasma dela durante todo o jogo. O jogo brinca com essa mecânica, então não é apenas um cara com uma namorada morta, mas também ela era meio que a mestra e ele era um pouco o aprendiz. Então, há uma dinâmica legal aí. O jogo se passa na década de 1600, e eles viajam para o Novo Mundo (América) para resolver um mistério de fantasmas muito difícil que um colega está enfrentando. Eles vão para um lugar chamado Nova Éden, uma pequena colônia fictícia da Nova Inglaterra, e é aí que as coisas realmente começam.
História e Personagens
Não consigo enfatizar o suficiente o quão legal eu pessoalmente acho a história e a Lore deste jogo. Este mundo tem ideias realmente boas, um cenário que não vemos em muitos jogos de aventura e brinca com conceitos de religião, fé, colonialismo, misticismo, amor, bruxaria e faz isso muito bem. Isso se deve em grande parte aos dois protagonistas, Red e Anya, que são personagens fortes e interessantes.
É muito interessante porque, claro, eles estão apaixonados, e isso traz uma dinâmica que não vemos em muitos jogos, mas também fazem um bom trabalho em desenvolvê-los ao longo do jogo. Você não entende toda a sua vida, história e motivações de uma vez. Quem eles são como indivíduos é revelado ao longo do tempo, e isso funciona maravilhosamente para fazer você realmente se importar com eles. Isso e o fato de que há uma ótima dublagem acontecendo aqui. A atuação dos protagonistas é ótima, mas até mesmo os NPCs secundários são geralmente excelentes e envolventes.
Combate
O problema é a jogabilidade real. Grande parte dela eu simplesmente não gostei e achei muito chata. O combate simplesmente não me agradou. A ideia de alternar entre humano e fantasma no meio do combate é uma ideia divertida, e há algumas habilidades que você desbloqueia que tiram vantagem disso de algumas maneiras divertidas, mas na maioria das vezes, nos encontros momento a momento, parece um pouco trabalhoso. Não consigo identificar exatamente o porquê. É responsivo o suficiente, é basicamente corpo a corpo com uma arma de uso rápido ocasionalmente, e o jogo tem algum desafio, mas eu simplesmente não gostei muito. Parece que está quase indo para algo tipo "God of War Ragnarok", mas com menos variedade. Sinto que está implorando para eu encadear um monte de movimentos legais que não existem no jogo. E, novamente, há uma árvore de habilidades e nela você desbloqueia habilidades para ambos os personagens, e há algumas maneiras de mudar algumas coisas e alternar entre os personagens rapidamente, mas ainda se resume muitas vezes a mudar para o personagem mais eficaz para o inimigo e atacar repetidamente os três ou quatro combos básicos de ataque com um sistema de bloqueio e defesa frágil.
Os destaques geralmente são as batalhas contra chefes, porque as coisas podem ser um pouco mais difíceis e você tem que mudar um pouco mais suas táticas. O sistema de mira não é o melhor, mas os chefes são simplesmente clássicos, chefes simples no estilo de videogame, e isso também vale para os chefes das missões secundárias opcionais. Você pode procurá-los no mundo e convocá-los para uma batalha opcional mais difícil, e geralmente são decentemente divertidos e tensos. Todos os inimigos são coisas grandes e monstruosas ou simplesmente me lembram os fantasmas piratas do Scooby-Doo, e isso não é uma coisa ruim.
O combate não é um desastre, é jogável, é uma maneira de matar coisas e passar por uma aventura, mas eu simplesmente não fiquei totalmente envolvido por ele. O outro problema é que o jogo parece apenas dar a você muito tempo de jogo só por dar, apenas preenchimento. Eu quase preferia uma coisa mais curta, mais compacta e mais interessante que fosse afinada e não com um ritmo estranho. Aqui, você tem áreas grandes, bonitas, mas vazias, cheias de saliências para observar lentamente o personagem cruzar, cordas para subir lentamente de volta e, claro, deslizar por uma fenda na parede como em jogos de terceira pessoa, o que realmente diminui o ritmo aqui porque há muito disso, especialmente porque viajar e explorar essas áreas semiabertas simplesmente não parecia recompensador sempre que era para algo diferente de uma história, encontrar uma área escondida ou secreta que tinha algum saque, nada disso realmente parecia valer a pena porque o sistema de saque simplesmente não é emocionante.
Você tem uma tela de saque de personagem para ambos os personagens, o que é legal, mas é realmente apenas aquele layout de RPG ou jogo de ação que você já viu antes. Caso encontre um loot, tipo uma espada rara, Você tem uma espada que parece quase a mesma com estatísticas um pouco melhores e agora, em vez de ser uma raridade verde, é uma raridade roxa. Existem algumas que fazem algumas diferenças criativas, mas na maioria das vezes eu simplesmente não me incomodava muito e apenas atualizava as coisas principais que eu já tinha. Além disso, os ingredientes que você está obtendo para criar e atualizar coisas simplesmente parecem sem vida e apenas algo para fazer, você sabe, algo para clicar. Eu realmente não me importava em procurar nada disso porque não importava muito até que, às vezes, importava muito, e então eu acabava precisando de um ingrediente para um círculo de invocação, precisava ir e pegá-lo, e isso mata o ritmo novamente.
Exploração
Nem tudo é ruim. Os próprios locais têm algumas coisas legais: pântanos, florestas, florestas mais assustadoras, há muitas florestas neste jogo, mas funciona, e eu gosto de jogos que têm boas florestas. Gosto de jogos com locais da década de 1600, cemitérios assustadores, cidades sombrias com NPCs deprimidos. Eu amo esse tipo de coisa, mas o combate, o saque e a exploração são uma grande parte do jogo, e eu me vi um pouco entediado com muito disso. Isso apesar daqueles bons aspectos que eu disse, as florestas, os locais, alguns dos elementos. Eu realmente só queria chegar à próxima parte da história, a próxima investigação, missão secundária. Eu não estava muito interessado no combate, não estava realmente interessado em explorar, então isso é, para alguns, uma acusação de quão medíocres os elementos que mencionei são, mas também é uma prova de quão bom é o resto disso, que eu ainda gostei do meu tempo com o jogo.
Elementos de RPG
"Banishers" pega um elemento de "Vampyr" que faz alguma boa conversa de RPG. Você passa muito tempo conhecendo os moradores locais, fazendo perguntas, juntando as peças dos quebra-cabeças sobre mortes locais e fantasmas, quem está fazendo o quê e quem está fazendo quem. Tudo isso é fascinante. O jogo tem um menu onde você pode realmente rastrear os detalhes do personagem, como motivações e outras coisas. É bem simples, mas é uma boa maneira de se manter atualizado. Há muitos personagens neste jogo e muita caça de pistas e conversas que resultam em confrontos onde há decisões a serem tomadas. Digamos, por exemplo, o marido de uma esposa, ele estava fora trabalhando e morreu, mas o fantasma ainda está por perto e ela não consegue seguir em frente, ela não consegue sofrer adequadamente. Talvez tenha havido algum crime nesta história. Então você descobre tudo, você bane o fantasma para toda a eternidade, você acusa a esposa de irregularidades? Há várias escolhas a serem feitas toda vez que você resolve um mistério de fantasma, e muitas vezes elas parecem instigantes e profundas.
Isso se deve à escrita interessante e, novamente, os atores realmente fazem um ótimo trabalho e fornecem parte da diversão ou sutileza necessária para essas coisas. E eu sei que esse tipo de coisa é realmente boa quando não me importo muito com os elementos de jogabilidade aqui. Existem elementos sobre os quais falarei em um segundo, mas eu realmente estou apenas parando de NPC para NPC, pensando nas escolhas e no que digo e faço, e também há outro elemento de escolha aqui onde você jura um juramento ao seu parceiro que lhe dá mais a considerar com essas decisões que eu não vou estragar completamente, mas vai de acordo com a forma como "Vampyr" brincou com a escolha de quem poupar e quem deixar viver e conhecer todos.
No final das contas, não consegui experimentar isso completamente, como com várias jogadas, para realmente ver o quão diferente isso pode ser. Eu escolhi a opção mais sombria. O jogo meio que faz você se comprometer a fazer isso de uma forma ou de outra bem no início do jogo, mas depois tenta tentá-lo a voltar atrás. É meio complicado e, novamente, não sei o quanto isso muda e não quero estragar onde sei que muda, mas, no mínimo, é instigante e, do ponto de vista técnico, joguei no PS5 e quanto mais avançava no jogo, mais tinha algumas quedas de quadros, nada muito ruim, mas direi que alguns dos meus colegas de análise jogaram no PC e tiveram mais alguns problemas, então eu diria um pouco de pesquisa antes de comprar, especialmente se você estiver pensando nisso no lançamento. Essas coisas tendem a ser resolvidas, mas às vezes não muito rapidamente, então dê uma olhada. Mas para mim, jogando no PS5, o jogo parecia bom e funcionou decentemente.
Este é um jogo para um certo tipo de jogador. Eu tendo a cair nessa categoria. Adoro editores de jogos duplos. Gosto de estúdios ao redor do mundo que estão tentando coisas diferentes, talvez se destacando um pouco mais do que deveriam, tentando contar grandes histórias, tentando fazer grandes coisas, e isso apenas mostra. Não parece uma coisa incrivelmente refinada, mas há algum charme nisso. Se você está procurando o próximo "God of War" ou "Dark Souls 4", não vai encontrar aqui. Mas se você gosta de trabalho de personagem, histórias interessantes, construção de mundo, se você gosta de jogar um jogo onde você pega os pequenos pedaços de papel ou entradas de diário e acha o mundo interessante o suficiente para realmente lê-los, este é o tipo de jogo para você. Se você gosta de jogos de mistério, se gosta de diálogos de NPC, jogos baseados em decisões, considere isso. Novamente, não é perfeito, é absolutamente falho, mas pelo menos "Banishers: Ghosts of New Eden" é único e às vezes eu pessoalmente acredito que algo que é interessante, tenta coisas diferentes, mas comete alguns erros ao longo do caminho ainda é muito mais divertido para falar e realmente conferir do que algo que é padrão. Então, apesar de todas as suas falhas, todas as suas falhas, eu naturalmente tendo a ser mais fácil com esses jogos porque tendo a gostar deles. Talvez se você estiver ouvindo, você também seja esse tipo de jogador. Então, espero que você entenda de onde estou vindo. Mas este é um "Antes de Comprar". Você sabe como isso funciona agora. Eu dou a vocês alguns prós, alguns contras e algumas opiniões pessoais, e agora quero ouvir as suas.
Prós:
História e personagens envolventes
Diálogos de NPC bem escritos e atuados
Elementos de RPG intrigantes, como tomada de decisão e construção de mundo
Ambientação única e atmosférica
Contras:
Combate repetitivo e sem brilho
Exploração sem graça e preenchimento
Alguns problemas técnicos, como quedas de quadros
Opinião Pessoal:
"Banishers: Ghosts of New Eden" é um jogo falho, mas interessante e único. Apesar de suas falhas, eu ainda gostei do meu tempo com ele devido à sua história envolvente, personagens cativantes e elementos de RPG intrigantes. Se você gosta de jogos de aventura com um toque sobrenatural e elementos de escolha e consequência, vale a pena conferir. No entanto, se você está procurando um jogo de ação refinado com combate envolvente, este pode não ser para você.
Perguntas e Discussão:
O que você acha do jogo?
Você está animado para experimentá-lo?
Você gosta de jogos de mistério e aventura?
Você acredita em fantasmas?
Vamos conversar sobre "Banishers" nos comentários abaixo. Quero ouvir de vocês! Você sempre pode me encontrar nas redes sociais e no YouTube como Jake Baldino. Se você gostou deste vídeo, clicar no botão "Gostei" é tudo o que você precisa fazer. Isso realmente nos ajuda. E se você é novo, considere se inscrever e talvez tocar aquele sino de notificação porque publicamos novos vídeos todos os dias. Mas, como sempre, obrigado por assistir. Vejo vocês na próxima vez.