Entenda os erros da Square Enix no lançamento do game Foamstars para PS4/PS5

Danilo Medeiros
Foamstars FLOPOU COM TUDO! 


Lançado no início deste mês no PlayStation Plus, o game Foamstars, que nada mais é do que uma cópia low budget do famoso Splatoon, da Nintendo, está sendo massacrado por jogadores e críticos. O jogo, desenvolvido pela Square Enix em parceria com a Sony, prometia trazer a jogabilidade colorida e divertida de Splatoon para os consoles da Sony. 


Mas, para a tristeza dos fãs do gênero, o que receberam foi um jogo extremamente confuso visualmente, sem identidade própria e cheio de microtransações absurdas - com certos itens chegando ao preço astronômico de R$200! Não é à toa que a recepção tem sido péssima: em apenas uma semana, Foamstars conseguiu apenas 10 análises da mídia especializada e sua nota no Metacritic é de apenas 5,9 por parte da crítica e 6,4 dos usuários - com uma base ínfima de 200 votos! 


As streams e gameplays do jogo também estão completamente vazias. E os comentários nas redes sociais destroem o jogo, principalmente por causa do esquema predatório de microtransações. Sem contar que o lançamento gratuito no PS Plus deixa claro que nem a Square e nem a Sony botavam muita fé no título. 


Será que os desenvolvedores não entenderam que Splatoon só dá certo na Nintendo por ser um game exclusivo e de qualidade, vendido a preço cheio? Ao tentarem copiar a fórmula de forma low budget e cheia de monetização agressiva, parece que só conseguiram entregar mais um gamezinho de Gamepass, digno do mais absoluto esquecimento. Resta esperar para ver quanto tempo levará até os servidores de Foamstars também fecharem as portas...


Agora indo mais afundo sobre o assunto...


Logo de cara, percebemos que poucos meios de comunicação especializados se dispuseram a analisar o jogo. Isso já era um sinal de que a Square Enix não tinha muita confiança no potencial do título. Os poucos reviews publicados deram notas medianas para Phone Stars, apontando problemas na jogabilidade confusa e nos visuais sem graça. 


Porém, o pior mesmo foram as avaliações dos próprios jogadores. No Metacritic, o game tem apenas 200 reviews de usuários, o que é irrisório para um lançamento. A nota média também é baixa, 6.4, indicando que a recepção do público foi negativa. 


Outro ponto que causou revolta foi o sistema de microtransações. Preços de até R$200,00 por skin de personagem é simplesmente absurdo, principalmente considerando a qualidade questionável do jogo. Isso acabou afastando ainda mais os jogadores interessados. 


Outro fator que demonstrou a falta de confiança da Square Enix no jogo foi o lançamento direto no PlayStation Plus. Grandes franquias da Sony como God of War e Horizon nunca receberam esse tratamento. Phone Stars foi lançado "de graça" justamente porque a desenvolvedora sabia que as vendas seriam pífias.


Em livestreams e gameplays no YouTube, o cenário também é desolador. Ninguém parece interessado em jogar ou assistir Phone Stars. Já se fala até que o jogo pode ser abandonado em breve, como aconteceu com Destruction AllStars no ano passado. 


Em suma, a Square Enix errou em praticamente todos os aspectos com Phone Stars. O conceito de Splatoon poderia funcionar nos consoles, mas o jogo entregue ficou aquém em todos os sentidos, desde a jogabilidade até o modelo de negócios. Com reviews devastadoras, poucos jogadores e microtransações abusivas, o lançamento foi um verdadeiro flop. Será que a desenvolvedora aprenderá algo com mais este fracasso? Só o tempo dirá.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
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