REVIEW | Banishers: Ghosts of New Eden o Novo IP da Dontnod é Realmente Notável na Indústria?
Banishers: Ghosts of New Eden - Uma Aventura Única que Combina God of War e Escolhas Narrativas
Banishers: Ghosts of New Eden é um jogo de ação e aventura único que combina a jogabilidade visceral de God of War com as escolhas narrativas e consequências pelas quais a Dontnod é conhecida. Ambientado em uma América do século XIX assombrada por fantasmas, o jogo nos coloca no papel de Red McCree e Ana Duarte, dois "Banishers" com a habilidade de ver e se comunicar com os mortos. Juntos, eles devem enfrentar uma maldição sinistra que ameaça destruir a vila de New Eden.
Banishers é um jogo que cativa desde o início, oferecendo uma mistura envolvente de ação, exploração e narrativa. O combate é rápido e satisfatório, com uma variedade de habilidades e armas à nossa disposição. O mundo do jogo é rico em detalhes e atmosfera, com locais diversos que vão desde florestas assombradas até minas subterrâneas escuras. E a história é envolvente e emocional, com personagens complexos e escolhas difíceis que moldam o curso dos acontecimentos.
Se você é fã de jogos de ação e aventura, ou simplesmente está procurando uma experiência nova e envolvente, Banishers: Ghosts of New Eden é um jogo que você não deve perder. Com sua jogabilidade viciante, história cativante e mundo imersivo, é um jogo que certamente deixará uma marca duradoura em você.
Jogabilidade não muito avançada...
Assumimos o controle de Red McCree e Ana Duarte, dois "Banishers" que possuem a habilidade de ver e se comunicar com fantasmas. Somos contratados para livrar as pessoas desses espíritos. Na primeira hora de jogo, nosso objetivo é quebrar uma maldição que assola a vila norte-americana de New Eden. No entanto, Red e Ana subestimam completamente a situação, o que leva à morte de Ana. Ela então se torna um fantasma, algo que ambos desprezam.
Felizmente, descobrimos uma maneira de ressuscitar Ana e torná-la humana novamente. Mas isso tem um preço alto. Ao longo do jogo, teremos que decidir o destino de muitas pessoas com quem interagimos. Podemos ajudá-las a se livrar dos fantasmas que as assombram, seja banindo-os à força ou ascendendo-os para um descanso mais pacífico. Ou ainda, podemos culpar pessoas vivas, o que as matará instantaneamente.
Como você pode imaginar, matar pessoas inocentes para trazer Ana de volta à vida é uma decisão difícil. Além disso, essas mortes afetam o mundo ao nosso redor. Por exemplo, sacrificar um personagem importante da história que lidera um acampamento ou cidade terá um grande impacto sobre as pessoas que dependem dele. Da mesma forma, matar um lojista nos impedirá de acessar seu inventário.
Por outro lado, ajudar um ferreiro a se livrar do fantasma que o assombra resultará em uma nova arma que não teríamos obtido de outra forma. O fato de podermos escolher o destino desses personagens torna cada missão muito mais envolvente, pois somos responsáveis pelo resultado.
Mundo Vivo e Consequências
Uma das características mais impressionantes de Banishers: Ghosts of New Eden é seu mundo vivo e responsivo. As escolhas que fazemos ao longo do jogo têm um impacto tangível no mundo ao nosso redor, afetando os personagens, as missões e até mesmo o próprio cenário.
Após completar uma missão, marcadores de atividade aparecem no mapa, permitindo que revisitemos locais e pessoas para testemunhar em primeira mão as consequências de nossas ações. Por exemplo, se ajudarmos um ferreiro a se livrar do fantasma que o assombra, ele pode criar uma nova arma poderosa para nós. Por outro lado, se culparmos um inocente pela possessão de um fantasma, ele será morto e sua família ficará devastada.
Essas escolhas não são apenas superficiais; elas têm um impacto profundo na história e no mundo do jogo. Sacrificar uma pessoa para salvar outra pode parecer uma decisão fácil no momento, mas pode ter consequências imprevistas mais tarde. O jogo nos força constantemente a pesar os custos e benefícios de nossas ações, e não há respostas fáceis.
O mundo de Banishers é povoado por personagens complexos e relacionáveis, cada um com seus próprios motivos e histórias de fundo. Nossas interações com esses personagens moldam suas vidas e o curso da história. Por exemplo, podemos escolher ajudar uma jovem a superar seu medo de fantasmas ou podemos explorá-la para nossos próprios ganhos. Cada escolha que fazemos afeta não apenas o destino do personagem, mas também o nosso próprio.
O mundo de Banishers também é afetado pelas ações dos outros personagens. Os fantasmas que encontramos não são apenas obstáculos a serem superados; eles são seres com suas próprias histórias e motivações. À medida que avançamos na história, aprendemos mais sobre o mundo espiritual e o papel que os fantasmas desempenham nele. Nossas escolhas podem influenciar o equilíbrio entre os mundos dos vivos e dos mortos, com consequências de longo alcance.
O mundo vivo e responsivo de Banishers: Ghosts of New Eden é um testemunho do poder dos jogos como meio de contar histórias. Ao nos dar escolhas significativas e nos mostrar as consequências de nossas ações, o jogo nos envolve emocionalmente no mundo e nos personagens, criando uma experiência verdadeiramente inesquecível..
Inspiração em God of War
Como mencionei anteriormente, Banishers se inspira fortemente no reboot de God of War de 2018. Nossa jornada linear nos leva por florestas, montanhas nevadas, minas profundas e pântanos. Embora seja linear, o jogo pode ser visto como um grande mapa aberto que se expande à medida que avançamos na história. Existem pontos de viagem rápida, e às vezes precisamos retornar mais tarde para desbloquear um caminho ou resolver um quebra-cabeça.
Há baús trancados que requerem chaves e baús de tesouro que devem ser encontrados com a ajuda de um mapa. Também podemos encontrar pilares que aumentam nossa saúde. Depois de 24 horas de jogo, eu ainda tinha apenas 26% do mapa completado, o que demonstra o tamanho e a profundidade do jogo.
Combate Satisfatório
O combate era uma das minhas maiores preocupações antes de jogar Banishers, mas fiquei agradavelmente surpreso com o quão gratificante é atingir os fantasmas com a espada e a tocha de Red ou socá-los com as habilidades fantasmas de Ana. Basicamente, controlamos dois personagens simultaneamente e podemos alternar entre eles a qualquer momento. No entanto, existem algumas táticas envolvidas: Red causa mais dano a espectros, enquanto Ana é mais eficaz contra inimigos possuídos.
As lutas podem começar com alvos possuídos, como lobos ou ursos, mas os espectros frequentemente tentam controlar cadáveres próximos durante o combate. Portanto, é inteligente eliminá-los rapidamente para evitar isso. Existem espectros que fornecem escudos para seus aliados, então é crucial derrotá-los primeiro. Também há inimigos com ataques de área de efeito e ataques à distância.
Embora o jogo pudesse ter mais variedade de inimigos, alguns chefes únicos compensam totalmente por isso. A progressão do jogo também é muito bem feita. Não apenas desbloqueamos novas habilidades ao longo da campanha, como também temos várias maneiras de ajustar nosso estilo de jogo preferido. Raramente vi um