Stellar Blade | A Polêmica que o Estúdio Não Conseguiu Apaziguar
Stellar Blade, a aguardada exclusividade para PS5 prevista para 2024, tem gerado polêmica desde sua aparição no último State of Play. O motivo? A aparência da protagonista, Eve, que tem sido criticada por ser excessivamente sensualizada. O estúdio por trás do jogo, Shift Up, tentou esclarecer a situação, mas sua resposta não convenceu a todos.
A Polêmica
O ponto central da polêmica é a aparência de Eve, cujo corpo foi modelado com base na atriz e modelo sul-coreana Shin Jae-eun. Os críticos argumentam que o design do personagem é exageradamente sexualizado, quase caricatural, e não condiz com a realidade.
A Resposta do Estúdio
Em resposta à controvérsia, Hyung-Tae Kim, CEO da Shift Up, conversou com um portal de jogos. Ele afirmou que a ênfase na aparência de Eve de costas se deve ao fato de que ela raramente é vista de frente no jogo. Ele também defendeu o design como apropriado para um "entretenimento destinado a adultos".
Reação dos Jogadores
As declarações de Kim não foram bem recebidas pelos jogadores. Eles argumentaram que o jogador vê constantemente o personagem de costas durante o jogo, tornando o design dessa parte crucial. Além disso, muitos questionaram a necessidade de sexualizar excessivamente uma personagem feminina em um jogo de ação.
Como um jogador, compreendo a frustração com a aparência de Eve. Embora eu aprecie a intenção do estúdio de criar um personagem visualmente atraente, acredito que o design foi longe demais. A sexualização desnecessária não apenas tira o foco do jogo em si, mas também pode ser ofensiva para alguns jogadores.
A polêmica em torno de Stellar Blade destaca a necessidade de um equilíbrio entre o apelo estético e a representação realista dos personagens. Embora seja compreensível que os desenvolvedores queiram criar personagens atraentes, é importante evitar a sexualização excessiva que pode alienar os jogadores e prejudicar a experiência geral do jogo.
Contexto Cultural
É importante considerar o contexto cultural em que Stellar Blade foi desenvolvido. A Coreia do Sul tem uma indústria de entretenimento altamente sexualizada, e isso pode ter influenciado o design de Eve. No entanto, é crucial reconhecer que os padrões culturais não devem justificar a representação inadequada das mulheres nos jogos.
Implicações para a Indústria
"A polêmica em torno de Stellar Blade levanta preocupações mais amplas sobre a representação das mulheres na indústria de jogos. Embora tenha havido progressos na representação feminina nos últimos anos, ainda há muito trabalho a ser feito para evitar a sexualização excessiva e promover personagens femininas fortes e complexas"
A afirmação acima era o que as pessoas normalmente querem ouvir, ainda mais se a pessoa for autoritária e com a mente presa por redes sociais canceladoras a famosa "Censura do bem", o jogo simplesmente expressou as ideias de seus idealizadores e não há nada ilegal, por tanto, se o jogo foi feito para um nicho específico ele está totalmente correto em o fazer.
Responsabilidade dos Desenvolvedores
Os desenvolvedores de jogos têm a responsabilidade de criar experiências que se proporem a fazer, sem mi-mi-mi, se todos os jogos passarem a seguir um padrão imposto por esse que se dizerm "inclusivos" e "libertarios" o mundo dos jogos decairá muito, e muito mesmo!
Expectativas dos Jogadores
Os jogadores também têm um papel a desempenhar na mudança da indústria. Se você acha que os desenvolvedores e suas empresas deve ter a liberdade para criar o que desejarem da forma mais original possível, assim como eu acho, apoiem nas redes sociais, não vamos deixar a lacrolândia vencer mais uma vez por serem autoritários com suas mentes fechadas.
O Futuro de Stellar Blade
Resta saber como a polêmica afetará o futuro de Stellar Blade. É possível que o estúdio reconsidere o design de Eve ou faça outras alterações para abordar as preocupações dos jogadores. Alternativamente, o estúdio pode optar por manter o design atual, o que pode deixar o nome da empresa ainda mais forte na indústria por não alimentar o ego destes jogadores que ficam chorando por ver um modelo 3D bem feito.