Perseguição a cristãos capítulo 9
A face da perseguição na República Centro-Africana
"O que aconteceu foi muito ruim. Há lojas que foram totalmente queimadas. Centenas de roupas queimadas. Os bens da igreja foram roubados. E, então, eles foram usados como carros de guerra. Os itens da igreja, os instrumentos, tudo foi roubado, até os bancos onde os membros se sentavam para celebrar os cultos. Eles foram usados como madeira para fazer fogo e esquentar comida. Além disso, houve crimes, abusos de mulheres e meninas. E eles mataram pastores e padres. Essa é a primeira vez que as pessoas atacam as autoridades religiosas na República Centro-Africana."
Todos os anos, as Portas Abertas divulgam a lista dos 50 países onde os cristãos são perseguidos mais severamente por causa de sua fé. Em 2014, a República Centro-Africana, pela primeira vez, esteve neste ranking triste. Esse país no coração da África, rico em diversidade natural, como em recursos minerais, já vem sendo, há décadas, assolado pela pobreza e agitações políticas. Os cristãos, que na população são a maioria, nunca antes tiveram vivenciado perseguição. Isso mudou em dezembro de 2012, quando muçulmanos do Seleka atacaram o governo. Desde então, os cristãos têm sido perseguidos. O pastor Jean Marc precisou, junto com sua esposa e sete filhos, viver essa revolta. Por motivos de segurança, seu nome verdadeiro não pode ser mencionado. Ele relata sobre um país com uma história cheia de violência, que hoje é ameaçado de cair no caos. Quando eu ainda era muito jovem, com 14 anos, obtive as tentativas de golpes de Estado, que falharam. Em 1996 e 1997 aconteceram mais tentativas de golpes de Estado feitos pelos militares, e, finalmente, aconteceram em 28 de maio. O golpe de 28 de maio de 2001 fez com que nós vivêssemos um golpe de Estado atrás do outro. Mas nós louvamos ao Senhor, pois o nosso país era um país acolhedor. Desde a chegada de missões na República Centro-Africana, no século 19, Deus tem abençoado a igreja. Tanto as igrejas católicas como as evangélicas. Deus determinou que esse país seria uma nação com maioria cristã. Mas apesar de sermos 90%, não significa que não haja outras religiões. A ilha também chegou à República Centro-Africana. No norte do nosso país, moram nossos irmãos muçulmanos. Então, também existe uma minoria que é muçulmana na República Centro-Africana. Eles também podem ser encontrados em todas as partes. Onde há diamantes e ouro, eles estão lá e negociam. Eles também criam gado e bois, que nós também comemos. Nós temos uma ligação próxima com nossos irmãos muçulmanos. Por causa dos recursos minerais, nosso país é rico. E a aliança do Seleka é formada por diversos grupos muçulmanos. Nossos irmãos africanos que são muçulmanos decidimos começar uma rebelião e se deram o nome de Seleka. O nome, na nossa língua, quer dizer Sango, que significa aliança ou coalizão. Como já foi dito, a maioria no nosso país era cristã e quando o Seleka atacou isso também teve um fundo religioso, pois eles disseram que a razão dos ataques era que os cristãos governaram o país por 50 anos. E, então, eles acusaram o governo centro-africano e os cristãos de administraram o país muito, muito mal. Eles se sentiam marginalizados, pois não havia estradas que chegassem até eles. Durante o tempo de chuva, por exemplo, eles não tinham como viajar até a capital. E ganharam apoio para se rebelarem. Eles enviaram soldados no Chade e no Sudão, e toda região do Darfur, Oeste do Sudão, para invadirem o nosso país. E assim, eles começaram a nos atacar e a abalar o poder. O que, em primeiro lugar, os atrativos foram o ouro, os diamantes e os outros recursos naturais. Quando eles iniciaram a guerra, disseram que, acima de tudo, já tinham ouro e diamantes em seu território. Eles exploraram o país e se tornaram uma maioria. Na verdade, eles são minoria, mas os que vieram do Sudão e do Chade para ajudar vieram em grande quantidade. Em todo lugar onde eles podem conseguir alguma coisa há mercenários e, assim, eles chegam até nós. E, como a arma dos cristãos é a oração, eles não têm como se opor. Mas porque o poder do Estado estava fraco, não houve nenhuma cooperação entre o Estado e o presidente da república na época: François Bozizé. Também houve essa fraqueza. Havia poucos soldados que defendiam o poder do Estado. E isso acarretou uma grande invasão muçulmana para derrubar o presidente Bozizé. A aliança dos muçulmanos do norte do país se uniu com os reforços do Chade, do Sudão e de Darfur para fazer uma invasão até a capital Bangui e, assim, derrubar o presidente Bozizé. Mas enquanto eles invadiram, mataram os pastores e padres, e roubaram os cristãos. Também roubaram todas as lojas dos cristãos e queimaram os campos dos cristãos. Eles destruíram tudo. Mas nenhuma loja muçulmana foi tocada. As propriedades dos muçulmanos permaneceram intactas. Para nós, havia um fundo religioso escondido por trás desses atos. Eles queriam islamizar o país Nós, cristãos, sabemos disso e sabemos que essa é uma guerra religiosa. Eles querem colocar nosso país sob domínio muçulmano. Eles invadiram minha casa. Vieram no dia 5 de dezembro de 2012 para me matar. Eles fizeram os cristãos de alvo e atacaram. Na minha região, eles assassinaram dois pastores e a terceira pessoa que deveria ser morta era eu. Eles já estavam quase na minha casa quando o chefe do bairro veio e me disse: “Pastor, saia da sua casa. Cuidado! Eles estão vindo para matá-lo”. Ele disse isso na frente dos meus filhos. Eu queria ficar. Eu disse: “Eu não vou fugir”. Minha filha começou a chorar: “Papai, papai, papai! Nós não podemos ficar. Pense em nós. Vamos embora. Vamos fugir”. Eles me convenceram. Eu levei minhas coisas comigo, meus filhos e o pouco de dinheiro que temos. E, assim, nós fugimos. Eu deixei a nossa casa somente com a roupa que tinha no corpo, com as certidões de nascimento e com meus documentos, para me esconder na igreja. Além disso, consegui enviar minha família para um esconderijo na cidade de Gemena, no Congo. Mas eu fiquei, por causa da comunidade da minha igreja. Eu não queria fugir. Depois de 5 de dezembro, quando o Seleka já havia, eu falei avançado que eles tinham atacado e queimado comunidades rurais. Para nós, é muito ruim. Eles roubaram os negócios e as casas cristãs. Eles colocaram tudo o que tinha valor. Eletrônicos, carros, ônibus de viagem. Eles levaram tudo. Levaram também os computadores. Eles pegaram tudo isso e, em seguida, levaram para o Sudão e para o Chade. Eles sempre roubam essas coisas e desaparecem. Quando chegaram a Bangui, fizeram o mesmo. Eles chegaram aos cristãos pobres e infelizes. Entre os cristãos existem, agora, muitos órfãos, muitos casais separados em lugares diferentes, muitas separações, pois muitas pessoas estão em esconderijos e refúgios. Muitos ainda estão em acampamentos para refugiados internos no nosso país. Eles também estão sem teto. Então, eu também fugi para ir para a capital Bangui e para procurar proteção em uma igreja. Chegaram lá outras 800 pessoas deslocadas da minha igreja, também, para se esconderem. Foi difícil sobreviver. Não havia alimento, ajuda, mercado. Os bancos estavam fechados e ninguém podia circular livremente. Nós não poderíamos nem ir ao hospital. Quando chegamos a Bangui, vimos que o Seleka havia jogado uma bomba em uma igreja. Até crianças perderam seus pés e tiveram seus braços atingidos. Isso aconteceu durante um culto de domingo. Eu vi mulheres chorando, crianças chorando, pois não havia nada para comer. Alguns desmaiavam de tão perturbadas. As explosões, os carros de guerra, as granadas, todas essas coisas... As crianças e mulheres ficaram traumatizadas. Nós vamos ficar três dias sem comer nada. No quarto dia, Deus nos ajudou e nos mandou alimento Duas mulheres deram à luz na nossa igreja. Não havia nenhuma parteira e nenhum hospital em que elas pudessem ir. Durante a noite, não podíamos levá-los ao hospital, pois tínhamos o risco de sermos mortos. Eu vivia separada da minha família. Eles estavam em um abrigo e eu tinha ficado. Eu era como um prisioneiro na igreja junto com 1.100 pessoas. Foi muito doloroso. E, para se proteger, as pessoas na cidade procuraram ajuda no aeroporto. E procuraram ajuda até mesmo na pista de voo. Isso fez com que a assistência internacional começasse uma intervenção. Nesse tempo, o governo não os ajudou. As pessoas estão decepcionadas com o governo. O governo não tinha como se defender. Havia 150 mil pessoas deslocadas na pista de pouso do aeroporto. 150 mil refugiados. Quem poderia alimentá-los? As organizações humanitárias não tinham alimentos no local. A Cruz Vermelha não tinha alimento nenhum. Eles primeiro esperarão que o alimento venha de outros países. Mas, as estradas estavam bloqueadas. O tráfego e os transportes foram bloqueados pela Seleka. Eles queriam que os cristãos ficassem onde estivessem, sem poder se deslocar. E, então, vimos a primeira organização que veio para nos ajudar. Nós, cristãos. Era às Portas Abertas. Eles fornecem alimento para nos dar alguma coisa para comer. Além disso, foram dados envelopes com dinheiro aos pastores que tinham sido roubados e moravam em acampamentos junto com os refugiados, para que eles pudessem melhorar as condições de vida. E nós, na igreja, podemos cuidar dos refugiados. Foi nos dado arroz, sardinha, sabão, óleo e sal para que pudéssemos alimentar nossas crianças. Nós alimentamos 800 pessoas durante três meses. Essa era a situação na nossa igreja. Mas, nos campos de refugiados, as pessoas também tiveram que suportar muita coisa. Nos campos de refugiados eles sofreram muito. Isso fez com que recebemos ajuda. E eu posso dizer que essa ajuda ainda dura. As Portas Abertas estão do nosso lado. Eles cuidam dos traumatizados, pois o país inteiro está traumatizado. A família de Jean Marc não aguentou ficar no exílio no Congo. Eles estavam preocupados com ele. Depois da queda do presidente Bozizé pelo Seleka, em março de 2013, a família voltou para a República Centro-Africana. Enquanto isso, a comunidade internacional também disponibilizou forças militares para estabilizar a situação e trazer ordem. Mesmo assim, a situação política do país continuou frágil. O Seleka também se dividiu e outras milícias, como os animistas Anti-Balaka, também entraram na luta pelo poder. A violência não parou até hoje. Sim, minha casa foi completamente roubada. Quando minha esposa voltou com as crianças, nós ainda dormíamos na igreja. Nós dormíamos nos bancos da igreja. Uma família viu que a situação não era boa e nos deu uma casa em um lugar um pouco mais seguro. Mas nós não podemos dizer com cem por cento de certeza que esse lugar é seguro, pois, hoje, mesmo se você dorme em paz, você não sabe o que vai acontecer amanhã. O grito da República Centro-Africana por ajuda dura até hoje. Nós ainda temos campos de refugiados. A tristeza continua. As pessoas não podem voltar às suas casas, pois elas foram destruídas. Eles não têm nada para dormir ou em que possam se sentar. Eles não têm nem mesmo prato para comer. E ainda há ataques, pois há extremistas muçulmanos do distrito PK-5, em Bangui. Eles continuam ininterruptamente seus ataques. Eles ainda matam, jogam granadas em táxis, queimam pessoas. Eles visitaram e destruíram as casas de cristãos que ainda estão nos campos de refugiados. Então ainda há lutas. Uma anarquia rainha. E além do que o Seleka faz, os soldados da milícia Anti-Balaka também se posicionam e atiram nas pessoas. Porque desde muito tempo eles não têm mais salário e vivem às custas da população cristã. Prevalece uma situação de anarquia total, apesar da presença dos militares. Em diferentes meios de comunicação, fala-se que a milícia Anti-Balaka, que se rebela contra os muçulmanos, seria cristã. Anti-Balaka traduzido significa antifacão. Mas é justificável dizer que os Anti-Balaka são cristãos? Os Anti-Balaka já existiam antes do Seleka ser formado. Eles formaram grupos de jovens militantes nas aldeias. Em todo lugar, como forma de autodefesa da cidade ou da aldeia formaram-se grupos como esse para lutar contra ladrões que roubaram as pessoas. Isso já existia antes da fundação do Seleka. Quando o Seleka atacou, eles fizeram muito pior nas cidades e nas aldeias. Eles abusaram das mulheres dos Anti-Balaka na presença delas. Eles violentaram duas mães e irmãs. Eles mataram seus irmãos. Por isso, eles decidiram fazer novamente como já fizeram com os assaltantes. E eles passaram a usar amuletos, pois são pessoas que guardam antigas tradições. Anti-AK era o nome verdadeiro deles, mais conhecido como AK-47. Eles acreditam que o tiro de uma Kalashnikov não pode entrar no corpo deles. Creem que uma arma não pode matá-los, pois eles usam um talismã. Então, eles se uniram para expulsar os muçulmanos de suas cidades e aldeias até chegarem a Bangui. E, lá, eles planejaram um golpe contra o Seleka. Só que ele falhou. E em contrapartida, o Seleka matou mil pessoas em um dia. É por isso que posso falar sobre os Anti-Balaka. Eles não são cristãos, pois os cristãos não usam amuletos. E ninguém, muito menos a igreja, incitou as pessoas a lutar contra o Seleka. A igreja não tem inveja de ninguém. A igreja não faz isso. Pelo contrário, ela defende tanto os muçulmanos como os cristãos. Os Anti-Balaka não são cristãos. Eu acredito que, desde o começo dos ataques até agora, a igreja se manifestou. Já as autoridades não podem. O governo, os políticos... Pois se eles fizerem isso, o Seleka virá e os matará. A autoridade foi, então, para a igreja. A Igreja Católica e a Igreja Evangélica, e também aos imãs muçulmanos. Os muçulmanos extremistas querem matar uma imã de Bangui da República Centro-Africana, pois ele afirma que o que eles fazem não está no Alcorão. Ele os chamou de infratores e, em seguida, procurou matá-lo. E, então, foi a igreja que o protegeu, quando um pastor o levou com ele para que ele pudesse ir embora. Durante esses acontecimentos, os cristãos oraram e ajudaram os muçulmanos quando os Anti-Balaka atacaram-los. Eles protegeram e esconderam os muçulmanos. Nossos irmãos alimentaram os muçulmanos e ajudaram a enterrar os que foram mortos, pois os muçulmanos não puderam mais sair de casa. E ainda hoje a igreja continua trabalhando com essa reconciliação. E quando deixamos os muçulmanos saírem dos seus acampamentos para fazerem juntos a oração deles, um imã e um muçulmano tomaram a palavra. Eles disseram que não são agressivos, mas alguns muçulmanos entre eles são. “Mas também não queremos isso. Orem por nós, pois nós também somos castigados por esses extremistas.” Nós estamos juntos trabalhando na reconciliação. E eu creio que esse seja o único caminho que nós possamos traçar no momento. Nós sabemos que os cristãos estão prontos para perdoar e que eles fazem isso hoje. Há cultos de reconciliação e encontros com esse propósito. Além disso, também há negociações que acontecem entre muçulmanos e cristãos. Nós sabemos que o Espírito Santo e a igreja trabalham pela reconciliação. E isso é muito importante, já que a necessidade do povo centro-africano e da igreja é que todos os exércitos rebeldes sejam desarmados. Isso é a única coisa que pode nos trazer esperança. Nós acreditamos que, quando esses militares deixarem as armas, nós poderemos voltar à nossa vida normal. Pois nós, centro-africanos, falamos uma mesma língua. Com isso, eu não estou falando da língua oficial, o francês, mas, sim, da língua sangu. Poderemos, então sentar, novamente em nossas cabanas e colocar as coisas em ordem. Pois nós nos entendemos entre nós. Mas enquanto as armas estiverem nas mãos dos rebeldes, isso será difícil. Pedimos ao público internacional que os desarme e também os Anti-Balaka, pois eles também fazem coisas que não deveriam ser feitas. Primeiro, eu peço para que orem pela reconciliação dos centro-africanos entre si. Orem por uma paz, firmeza. Por uma paz que dura muito tempo. E orem também por uma geração de políticas prudentes, que sejam apresentadas por Deus para a nossa nação. Clamem também pela transformação da nossa nação. Que as pessoas que estão separadas, homens, mulheres, crianças, podem se reencontrar. É que a violência cessou. Vocês podem orar por nós sobre isso e que Deus cure nossa nação. Jesus Cristo diz: Esse testemunho representa a história de milhões de cristãos ao redor do mundo que são perseguidos por causa da fé em Jesus Cristo.