Análise Splatoon 3 | DLC Side Order

Danilo Medeiros

 Splatoon 3 tornou-se um título obrigatório no Switch graças às suas funcionalidades online e à viciante campanha para um jogador. As guerras de território eram sempre rápidas e frenéticas, em que os gremlins aquáticos, ao estilo Harajuku, espalhavam tinta pelo campo de batalha. Era cinético e o jogo nunca perdia tempo, empurrando sempre o jogador para a frente com alguma recompensa.



O modo de história também não era nada mau e baseava-se ainda mais nos ambientes e níveis de estilo hub que ofereciam vários desafios para repetições. Splatoon 3 é facilmente o mais refinado da trilogia, oferecendo muito dinheiro e diversão ilimitada se ficares viciado no modo multijogador. Tal como o seu antecessor, o jogo terá uma expansão DLC para um jogador, mas desta vez levará a mecânica principal o mais longe possível.


Ao contrário do DLC Octo Expansion do Splatoon 2, a campanha adicional do Splatoon 3 não é um simples pacote de missões. O que é que acontece quando se combinam as travessuras dos Wild and Crazy Kids com as variáveis da jogabilidade roguelike? Descobre-o nesta análise de Splatoon 3: Side Order!


Splatoon 3: Side Order

Criador: Nintendo

Editora: Nintendo

Plataformas: Nintendo Switch

Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2024

Preço: $24.99 USD


Side Order começa de forma sinistra quando o avatar criado pelo jogador está a viajar num comboio e desmaia. O jogador assume então o papel do Agente 8, o protagonista Octoling da Expansão Octo, mas as coisas não estão a correr bem. O mundo parece ser uma espécie de simulação e a atmosfera geral evoca os jogos NieR com o estilo caprichoso dos desenhos animados da Nickelodeon.


O cenário assemelha-se a Inkopolis de Splatoon 2; toda a cor e vida são sugadas e, para onde quer que olhes, há um código de chuva de matriz a cair. Pearl aparece, mas tomou a forma de um drone aéreo que também pode ser usado como um dispositivo de voo, como o Pod 042 de 2B. Existe uma entidade malévola conhecida como "Ordem", e tem apenas um objetivo: higienizar toda a vida e impor a sua vontade à vida para além dos limites do memverse.




A única coisa com que o Agente 8 tem de se preocupar é chegar ao topo da torre de Inkopolis. Os primeiros dez andares servem como um tutorial e um prólogo para os eventos que se vão desenrolar. Marina regressa e uma versão higienizada de Acht dirige o elevador que só pode subir um andar de cada vez.


Cada andar é um desafio aleatório de uma das cinco possibilidades. Por vezes, o Agente 8 pode ter de empurrar uma enorme bola de oito por uma série de declives, como Sísifo... mas enquanto é abordado por jelletons em delírio. Outras vezes, o Agente 8 terá de defender um ou mais territórios, destruir portais, derrotar um jelletão veloz ou escoltar uma torre de turbina.


Uma vez que as possibilidades são quase infinitas, a dificuldade pode variar entre o fácil e o impossível. As variáveis decisivas dependem das actualizações que os jogadores escolhem entre pisos e do desafio que escolhem antes de saírem do elevador. A sorte é um pilar importante que torna Side Order atrativo e acrescenta muita surpresa aos eventos. Mesmo que se trate de um desafio familiar, não se vai desenrolar da mesma forma, dependendo do teu equipamento.


Mesmo que a sorte não esteja do teu lado, Splatoon 3 é suficientemente profundo para que um jogador habilidoso possa ultrapassar algumas probabilidades absolutamente intransponíveis. É em momentos como este que a jogabilidade central pode ser levada ao limite e os jogadores podem ver como as mecânicas sempre foram profundas.


The Spire of Order permite aos jogadores utilizar a maioria dos tipos de armas encontrados no modo multijogador, mas estas armas podem ser melhoradas graças ao sistema de paletas. Cada andar oferece três opções aleatórias, onde os jogadores podem escolher um chip que concede uma atualização.


Estas actualizações podem variar entre melhorias simples e básicas, como maior alcance, raio de ação, velocidade de recarga, etc., mas por vezes oferecem vantagens passivas ou permitem que Pearl ataque ou ajude. As melhorias também podem levar a armas incrivelmente devastadoras, com taxas de disparo e efeitos de bónus que nunca poderiam acontecer no modo multijogador.




Em circunstâncias normais, armas demasiado potentes, como um slosher de tiro rápido e de longo alcance que envenena, quebrariam o jogo. Uma vez que os principais inimigos da torre são os jelletons, que podem sobrecarregar o jogador com grandes números, o Agente 8 precisará de tudo para equilibrar as probabilidades.


Alguns pisos podem transformar-se numa confusão total de gosma preta e pálida, transformando o ecrã numa pintura caótica de Jackson Pollock. O loop emocionante da jogabilidade de Splatoon 3 brilha muito em Side Order de formas que eu não poderia ter imaginado. Esta é a mecânica de Splatoon 3 mais desafiante e profunda que alguma vez existiu.


Os jogadores também são desencorajados a ficar com a sua arma favorita porque Side Order tem incentivos para usar todas elas. Há um cacifo cheio de novas habilidades, opções de paleta e actualizações permanentes, mas para ganhar uma chave, o Agente 8 tem de chegar aos pisos 10, 20 e 30. Cada arma só pode ganhar três chaves no máximo, o que leva os jogadores a experimentar todas elas se quiserem abrir todos os cacifos.


Esta é apenas uma das muitas maneiras pelas quais Side Order atrai os jogadores para continuarem a jogar. Embora o Agente 8 perca todas as fichas ao morrer, as pérolas ganhas são retidas e podem ser gastas no fundo da torre. Marina usa as pérolas para melhorar permanentemente os atributos do Agente 8 e, à medida que se avança, mais pérolas ficam disponíveis. Side Order respeita o tempo do jogador, permitindo sempre que se faça algum progresso, mesmo que se falhe.


Começar uma corrida em Side Order é como abrir uma lata de Pringles. É difícil parar quando se começa. Parece menos um acompanhamento e é quase um buffet à discrição. Os únicos inconvenientes são o número reduzido de tipos de missões e o facto de existirem apenas três tipos de bosses para encontrar. A aleatoriedade evita que as missões espartanas se tornem repetitivas e os bosses passam suficientemente depressa para não se prolongarem no tempo.




Side Order pretende ser altamente rejogável e consegue-o com distinção. Quando pensamos que já acabámos, abrem-se mais conteúdos e funcionalidades com novos itens para comprar. O equipamento que o Agente 8 utiliza também é desbloqueado para utilização no modo multijogador, por isso podes mostrá-lo online. Mesmo que não o faças, Side Order é incrivelmente viciante e difícil de largar.


É estimulante entrar no ciclo de andar de elevador para entrar em lutas com peixes viscosos e ossudos para obter melhorias e passar rapidamente para a fase seguinte. Combinado com a já excelente base sobre a qual Splatoon 3 foi construído, é uma adição necessária e válida ao jogo e leva a sua mecânica a novos patamares.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
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