Unicorn Overlord | O diretor de Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, Yasumi Matsuno, compartilha sua Opinião sobre a Tradução de Idioma do Jogo
Yasumi Matsuno, o diretor de Final Fantasy Tactics, Tactics Ogre e outros, entrou na conversa sobre a recente localização de Unicorn Overlord.
O ativista anticensura Zakogdo compartilhou suas ideias sobre a localização do jogo. Principalmente, ele parece estar preocupado com a linguagem floreada usada para dar ao diálogo um tom de "Descolado", mas possivelmente ao custo da precisão.
Unicorn Overlord teve uma demonstração gratuita lançada. Depois de jogá-la, posso dizer com toda a certeza que a localização é abominável. Aqui começa um tópico com vários exemplos. – @Zakogdo no X
Recentemente, o discurso em torno da localização tornou-se mais relevante devido a alguns incidentes de alto nível, como o recente vandalismo da dublagem de Lovely Complex.
Yasumi Matsuno acabou retuitando o tópico original e compartilhou sua experiência de trabalho em Final Fantasy Tactics. Durante o desenvolvimento do jogo, a Square supostamente queria localizar adequadamente os nomes e os diálogos, mas, por falta de tempo, algumas coisas foram deixadas como estavam.
Quando solicitado a esclarecer, Matsuno respondeu em inglês que "ambos os argumentos têm mérito", referindo-se ao fato de que muitos fãs desejam precisão nas traduções em vez de permitir alguma adaptação.
Essa é minha opinião pessoal, mas posso compartilhá-la com você?
Acredito que é inaceitável que alguém altere uma obra sem considerar a intenção do autor original. Entretanto, quando o mercado ou o idioma é diferente, uma tradução direta pode não transmitir com precisão o significado pretendido. Isso é especialmente verdadeiro no caso do humor. Portanto, acho que algum grau de alteração é inevitável.
A questão é saber se o autor original consentiu com essas alterações. Alguém confirmou se o autor de "Unicorn Overlord" aprovou sua tradução para o inglês?
De qualquer forma, acho que ambos os argumentos têm mérito: traduzir fielmente o original e permitir algum grau de adaptação. Encorajo a discussão sobre esse assunto, pois não pretendo tomar partido.
Entretanto, se o autor original aprovar, acredito que isso deve ser respeitado.
Isso é tudo. — @YasumiMatsuno no X
Vale a pena mencionar que Matsuno não fez nenhum comentário explícito sobre censura ou localização com motivação ideológica, mas, em vez disso, seu comentário parece se concentrar em alterações de boa-fé destinadas a tornar o jogo mais agradável.
Unicorn Overlord será lançado para Nintendo Switch, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5 em 8 de março de 2024, na América do Norte. Você pode conferir nossa prévia prática aqui.