Jogo dos Guardiões da Galáxia foi Prejudicado pelo Fiasco de Marvel's Avengers

Danilo Medeiros


A Marvel sempre esteve presente em todos os tipos de mídias e produtos, seja filmes, livros, HQs, séries e brinquedos. E não é de se espantar que eles também estejam presentes nos jogos. O direito de usar os personagens da Marvel em jogos já foi passado por diversos estúdios, e todos eles com seus jogos diferentes, como Lego Marvel, Versus Capcom e até o Spider-Man da PlayStation. Apesar de ter todos esses jogos, nunca tivemos de fato um jogo focado apenas nos Vingadores, até 2020.


A Square Enix conseguiu os direitos de produzir um jogo dos Vingadores, e todo mundo na época estava animado, pois eram os super-heróis mais queridos e conhecidos da indústria naquele momento. Eles eram os principais, a face e a cara da Marvel. A Square, por sua vez, deixou o jogo a cargo da Crystal Dynamics.


Eles criaram o jogo, lançaram a demo e, por fim, disponibilizaram o game que foi um completo fracasso. O jogo já dava indícios de flop desde a sua demo, onde parecia estar tendo movimentação travada e o jogo crashando. O jogo foi disponibilizado por completo no dia 14 de agosto de 2020, e percebemos que de fato cheirava a jogo ruim. Ele realmente estava mal polido, não era só a demo que estava zoada, era o jogo completo cheio de bugs e crashes, horrível de se jogar.


O jogo ainda tem um combate chato, cansativo e repetitivo, eram as mesmas fases com os mesmos inimigos e os mesmos conflitos. E o pior de tudo são os loots, porque esse jogo foi arquitetado pensando em você ter que ficar loteando as mesmas hordas de inimigos, indo lá e voltando para conseguir equipamentos melhores para seu personagem. Só que aí chega um ponto onde você cansa de ficar loteando. E aí que entram os passes de batalha, onde você vai gastar seu suado dinheirinho no jogo e assim conseguir a mecânica principal dele, que são os loots.


Como bem se sabe, passes de batalha e loot boxes não funcionam bem em jogos de campanha, funcionam melhor em jogos online. Foi um completo fracasso. Mas mesmo assim, eles ainda conseguiram ser o sétimo jogo mais vendido de 2021. No entanto, a Square Enix projetava vendas muito mais altas. Eles só conseguiram vender 60% do volume total esperado, dando aproximadamente 3 milhões de cópias vendidas.


O problema foi que para ser feito foram necessários de 170 a 190 milhões de dólares, e isso sem contar os gastos com publicidade e marketing, o que deve ter dado um rombo ainda maior na Square Enix. O jogo foi lentamente morrendo, até oficialmente virar um defunto quando foi retirado das plataformas online e só disponibilizado de forma física.


Foi um fracasso completo. Infelizmente, esse fracasso respingou no seu sucessor, Guardiões da Galáxia, lançado em 2021, um ano após o desastroso Vingadores. Para piorar, ele foi lançado junto a Far Cry 6, outro fracasso, mas um nome gigante na indústria. Isso fez ter vendas abaixo, querendo ou não, todo mundo na época via esse jogo com um preconceito, pois eram os mesmos estúdios fazendo o mesmo jogo de um grupo de heróis da Marvel um ano depois daquele desastre.


Dois anos se passaram e, no fim de 2023, o jogo Guardiões da Galáxia foi disponibilizado de graça. Eu peguei esse jogo e tenho que te falar, ele foi um dos melhores jogos que eu já joguei! O jogo tinha tudo o que o seu antecessor pecou.


Ele era bem polido, embora em certas partes ainda tivesse alguns erros de polimento. Tinha uma história interessante e emocionante, você se importava com os personagens e amava ver as relações entre eles. O game tinha aquele humor escrachado e cheio de maneirismo no estilo dos filmes de James Gunn. Os personagens eram carismáticos e tinham uma ótima relação entre si.


Eu não sei quantas vezes eu ficava rodeando a fase só para continuar ouvindo os diálogos do grupo, eram muitos! Eu não sei como eles conseguiram fazer tudo isso. Eu morria de rir toda vez que o Drax abria a boca. Lembro de uma cena que eles estavam vendo as suas fichas criminais e, quando viram a do Drax, disseram: "Olha só, a ficha criminal do Drax é bem grande, foi o que a sua mãe disse!"


Também teve a parte onde você tem que cantar para uma lhama espacial comer os fios da porta e assim se soltar. O jogo ainda contava com um incrível desenvolvimento de personagens. Tudo que é dito no começo é resolvido no final.


Como o Rocket, que desde o começo falava que não gostava de se molhar e nem tomar banho, sempre odiava locais com água. Você pensa que ele é só um porco que não gosta de tomar banho, mas quando chegamos em uma certa parte do game, ele fala que é assim porque faziam experimentos usando dutos de água e por isso ele pegou trauma. Mas quando enfrentamos o vilão Neva na caverna, ele é obrigado a ter que entrar em uma cachoeira e destruir o inimigo por dentro, enfrentando o seu trauma para salvar os amigos.


Isso também acontece com Drax. Ele é corrompido pelo vilão principal e tem que desistir da sua "família" ilusória para voltar para os seus verdadeiros amigos. Ele teve que aceitar o luto e se conformar que a sua família se foi e o que estava ali era apenas uma ilusão.


A Gamora sempre foi a assassina, e percebemos que ela perde o controle quando algo envolve uma criança sendo controlada. No fim, ela disse que é por causa do Thanos, ela teve que matar a sua irmã corrompida pelo Titã Louco. Ela fala: "Quem aceitaria uma pessoa que matou a sua própria irmã na equipe?" E mesmo assim, os Guardiões a aceitam.


Ainda temos a relação dos Guardiões sendo construída ao longo do jogo. Desde o começo, eles se tratavam como cão e gato, principalmente entre Gamora, Rocket e Drax, que ficavam se xingando toda hora. Teve até uma vez que o Drax chamou a Gamora de "meretriz". Eles ficavam se mordendo, mas ao passar do tempo juntos, começaram a se entender e se tratar como família depois de tantas lutas ombro a ombro. Drax começou a ver Gamora como amiga e aliada de guerra, ao invés de inimiga.


E ainda temos a gameplay que, por mais repetitiva que seja com as famosas ondas infinitas de inimigos, diferente do jogo Vingadores, você realmente joga com os Guardiões. Você consegue usar as quatro variações de golpes de cada um e combinar com danos em área ou eliminações imediatas dos inimigos. E quando tiver com a barra de especial cheia, use a interação deles, é maravilhosa!


Infelizmente, esse foi um jogo manchado por seu predecessor. Apesar de fazer sucesso com a crítica desde o início, ele não conseguiu vender o suficiente e ficou no vermelho. Mas graças ao Xbox Game Pass e o PS Plus, eles conseguiram a marca de mais de 8 milhões de jogadores. Porém, não foi capaz de dar um lucro considerável para a Square Enix, que teve um prejuízo de 200 milhões com esses dois jogos.


Com esse grande prejuízo, a Square Enix não foi capaz de evitar a venda da Crystal Dynamics e da Eidos Montreal para a Embracer Group, dando um fim em uma possível continuação desse jogo maravilhoso dos Guardiões da Galáxia.


Foi realmente uma pena que um jogo tão bom quanto Guardiões da Galáxia tenha sido prejudicado pelo fracasso anterior de Marvel's Avengers. Apesar de corrigir todos os problemas do antecessor, ter uma ótima história, personagens cativantes e gameplay divertida, ele não conseguiu se desvincular da má reputação deixada por Avengers.


No final, vimos como um jogo ruim pode realmente manchar e prejudicar até mesmo um ótimo sucessor, se ele estiver muito atrelado àquela marca anterior. É uma lição para os estúdios sobre a importância de lançar produtos de qualidade, pois um fracasso pode afetar muito mais do que apenas aquele jogo específico.


Esperamos que no futuro a Marvel e os estúdios de jogos aprendam com esses erros e consigam lançar experiências memoráveis que façam jus aos amados personagens. Por enquanto, fica a lamentação de que uma joia como Guardiões da Galáxia não tenha tido o sucesso e a continuação que merecia.

Danilo Medeiros
Recém formado em R.H e Administrador da Overcentral Instagram: @danilopablolima
Comentários