Rumores apontam para possível atraso do lançamento do Nintendo Switch 2, Confira os MOTIVOS
Rumores apontam para possível atraso do lançamento do Nintendo Switch 2
Nos últimos meses, vários rumores e especulações vinham apontando para um lançamento do sucessor do Nintendo Switch ainda em 2024, possivelmente no final do ano. Porém, novidades recentes indicam que a Nintendo pode ter adiado internamente o lançamento do aguardado Nintendo Switch 2.
Em episódio recente do podcast OX do Controle, o apresentador e jornalista brasileiro Pedro Henrique Lutti Lippe afirmou, com base em fontes próximas à Nintendo, que o console foi adiado para o primeiro trimestre de 2025. Se essa informação se confirmar, o lançamento ocorreria na mesma época do ano em que o Nintendo Switch original foi lançado, em março de 2017.
Publicações respeitadas do mercado como a VGC e a Eurogamer também receberam informações de fontes próximas aos planos de publicação da Nintendo, corroborando o relatório inicial. De acordo com essas fontes, apesar de a Nintendo inicialmente ter informado aos seus parceiros de publicação uma previsão de lançamento para o fim de 2024, a empresa japonesa adiou internamente o Switch 2 para ganhar mais tempo na preparação de um forte lineup de jogos first-party para o lançamento.
A Eurogamer afirmou não poder "concretamente substanciar" as informações de suas fontes. No lançamento original do Switch, a Nintendo garantiu aos consumidores que, ao contrário do que aconteceu com o Wii U e sua agenda de lançamentos espaçados, teria pelo menos um novo jogo first-party de alto perfil a cada mês. Os três primeiros meses do console viram o lançamento de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe e Disgaea 5, além de dezenas de outros títulos de terceiros e indie. Splatoon 2 foi lançado no verão, e Super Mario Odyssey chegou no outono de 2017.
Os planos first-party anunciados pela Nintendo para o resto de 2024 incluem o Princess Peach Showtimne, port do 3DS Luigi's Mansion 2 e Paper Mario: The Thousand-Year Door HD. A empresa geralmente faz um Nintendo Direct em fevereiro, porém rumores apontam que o de 2024 será concentrado em jogos de terceiros, sem apresentar novidades de first-party, o que reforçaria a necessidade do adiamento para se preparar melhor.
A ausência de uma grande revelação first-party ainda este ano e o caminhar do tempo até o final de 2024 fazem os rumores de adiamento internamente parecerem cada vez mais plausíveis. Será curioso ver se a Nintendo confirma oficialmente o atraso ou se mantem o silêncio sobre seus planos para o sucessor do popular Switch. Os fãs aguardam ansiosamente por novidades do aguardado Switch 2!
possíveis motivos para a prorrogação do lançamento do Nintendo Switch 2
Primeiro ponto a ser levado em consideração é a necessidade da Nintendo de ter um lineup de lançamentos first-party extremamente robusto para o início da nova geração. Quando o Switch original estreou, a companhia acertou em cheio ao trazer nada menos que The Legend of Zelda: Breath of the Wild e 1-2-Switch em seu primeiro mês, consolidando de imediato o console como o cadeia alvo para os jogos da Grande N. Sem títulos do porte de Breath of the Wild engatilhados para o final de 2024, faz todo sentido postergar o Switch 2 para ter esses trunfos na alça.
Outro motivo preponderante é a atual escassez global de chips. Lançar um console next-gen em meio a essa crise de suprimentos poderia comprometer severamente as entregas e estoques iniciais do Switch 2. Adiando o lançamento para 2025, a Nintendo pode monitorar mais de perto a situação das fábricas e ter maior segurança de conseguir fabricar unidades em quantidade suficiente já nos primeiros lotes de produção.
Além disso, mantendo o Switch 1 na prateleiras por mais um ano, a Big N dilui melhor os custos de pesquisa e desenvolvimento do novo hardware. Com o Switch ainda vendendo bem em 2023 e início de 2024, há tempo para amortizar melhor esses investimentos antes da chegada do sucessor.
Também não se pode ignorar que 2023 e início de 2024 devem ser períodos agitados para o lançamento de outros consoles de nova geração, como Project Orion da Microsoft e o PlayStation VR2. Lançar o Switch 2 nesse mar de novidades poderia ofuscar o lançamento. Começar 2025 só com o novo hardware da Nintendo em foco tende a favorecer melhor o marketing e vendas iniciais.
Além disso, o adiamento pode significar mais tempo para aprimorar o design e funcionamento do console, resolvendo possíveis problemas que testes iniciais indicaram. Firmware, software e acessórios também teriam mais prazo de desenvolvimento.
Por fim, é possível que a Nintendo também esteja monitorando o cenário macroeconômico turbulento, com inflação e juros em alta em muitos países. Adiar o lançamento de um produto caro como o Switch 2 para quando a economia hopefully estiver mais estabilizada em 2025 pode impulsionar melhor suas vendas.